Bem vindo ao blog da Professora Cris


Bem vindo ao blog da Professora Cris

Neste blog você encontra conteúdos e projetos sobre Informática na Educação, além de links para blogs e sites educacionais.

"Temos que aproveitar a facilidade e o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e convertê-la em recursos educacionais."

SÉRIE EDUCACIONAL



 O melhor e mais completo programa educativo que conheço é o GCompris, com atividades lúdicas e que desenvolvem o raciocínio, os joguinhos são divertidos e auxiliarão na educação de seus alunos ou filhos.

Tenho boas experiências com o uso desse software nas minhas aulas de informática educativa, já é o terceiro ano que trabalho aplicando as atividades do GCompris com meus alunos, os joguinhos despertam a curiosidade e o interesse da criança, a prática dessas atividades é uma forma de contribuir com a construção do conhecimento.

O software educacional GCompris é um programa com mais de 100 atividades educativas,  indicado às crianças de 2 a 10 anos de idade. Possui atividades de:
  • Descoberta do computador: uso do mouse e do teclado.
  • Matemática: revisão da tabuada; contagens; tabuada de dupla entrada; simetria; cálculo; geometria e numeração.
  • Leitura: práticas de leitura
  • Ciências: a eletricidade; a comporta; o ciclo da água; o submarino;
  • Geografia: colocar os países sobre um mapa.
  • Jogos de Raciocínio: jogos de estratégia, jogo da memória, quebra-cabeças, xadrez.


O GCompris venceu na categoria "programas educativos" no concurso internacional de programas livres.



O GCompris é um pacote que já vem instalado em algumas versões do Linux Educacional, e também pode ser baixado gratuitamente pela internet (http://gcompris.net/-Obtencao-e-instalacao-).