Bem vindo ao blog da Professora Cris


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Neste blog você encontra conteúdos e projetos sobre Informática na Educação, além de links para blogs e sites educacionais.

"Temos que aproveitar a facilidade e o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e convertê-la em recursos educacionais."

PROJETO INFORMÁTICA EDUCATIVA


Informática Educativa
Professora: Cristiane Machado de Vargas


Plano de Curso:


Justificativa:

Considerando os interesses e as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o ensino ás mudanças sociais, é preciso integrar a informática ao currículo escolar, pois os computadores fazem parte no nosso dia-a-dia, e a escola deve preparar o aluno para o futuro.
A informática contribui com a formação de alunos capazes de lidar com as novas tecnologia, então, empregar as utilidades e benefícios do uso do computador como recurso pedagógico contribui com a educação do aluno. O computador desperta a curiosidade e o interesse do aluno, por isso é preciso aproveitar esse recurso para despertar a sua vontade de aprender.
A informática educativa torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, com interesse de não apenas ensinar informática para os alunos, mas também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador. Com objetivo principal de mostrar para o aluno que o computador se bem aproveitado pode contribuir com seu estudo e aprendizagem.
Um computador com acesso a internet é uma janela para conhecer o mundo sem sair da escola, essa janela permite que o aluno vá em busca do conhecimento e descubra novas fontes de aprendizagem.
A informática é um importante recurso pedagógico, por isso, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa:
“a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.”

O uso da informática educativa proporciona resultados positivos como:
  • Acessibilidade a informação, permite o acesso a fontes de pesquisa na internet.
  • Autonomia nos trabalhos, facilita o desenvolvimento autônomo das atividades, contribuindo com o aprendizado individualizado.
  • Interesse em aprender, o ambiente informatizado proporciona atividades mais dinâmicas e ativas que despertam o interesse do aluno.
  • Criatividade, as diversas ferramentas disponíveis facilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
  • Curiosidade, a internet abre novos caminhos, a pesquisa permite que o aluno vá em busca de respostas e descubra novas fontes de aprendizagem.
  • Proporciona ao aluno acesso a informática, contribuindo com a inclusão digital.
  • Contribui com sua formação social.
  • Incentiva os estudos e a aprendizagem com abordagens interdisciplinares.
  • Estimula o aluno na utilização dos recursos da informática como ferramenta de apoio as suas atividades escolares.
  • Propicia o desenvolvimento da capacidade de criação, observação, interação e pesquisa.
  • Estimula o raciocínio lógico.
  • Desperta o prazer pela leitura e escrita.
  • Proporciona momentos de lazer, diversão entretenimento.
  • Incentiva o uso educativo da internet como meio que contribui para a construção do conhecimento.

 Objetivos Gerais:

Promover o uso pedagógico da informática na educação básica, integrando a informática educativa com a proposta de ensino pedagógica da escola, a fim de desenvolver diversas habilidades com o uso do computador e contribuir com a educação do aluno, estimulando o aprendizado, contemplando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.


Objetivos Específicos: 

  • Conhecer as partes do computador.
  • Definir software e hardware.
  • Aprender sobre a Sistema Operacional Linux.
  • Realizar as atividades do pacote Série Educacional.
  • Utilizar o editor de texto para desenvolver a escrita e fazer a correção.
  • Desenhar e pintar no programa de pintura.
  • Desenvolver apresentações eletrônicas de atividades interdisciplinares.
  • Exercitar o uso da planilha eletrônica.
  • Resolver exercícios educativos usando o computador.
  • Realizar estudos e pesquisa na internet em páginas educacionais.
  • Utilizar a internet como fonte de conhecimentos e complemento dos estudos.
  • Pesquisar na internet e desenvolver atividades sobre temas transversais.


Conteúdo Programático:
·        
  • Software e Hardware;
  • Partes do computador;
  • Sistema Linux;
  •  Área de trabalho, ícones, Menu Iniciar e Janelas.
  • Série Educacional;
  • Editor de texto;
  • Programa de Pintura;
  • Calculadora;
  • Planilha eletrônica;
  • Apresentação eletrônica;
  • Internet;
  • Projetos Multidisciplinares.

Metodologia:

- Aula Teórica e Prática.
- Exercícios e atividades no computador.
- Exposição e Manuseio de Peças do computador.
- Pesquisa na internet.
- Desenvolvimento de projetos concomitantes com outras disciplinas.


Recursos:

  • Computadores com o Linux Educacional.
  • Ferramentas operacionais:
- Série Educacional Gcompris.
- Editor de Texto.
- Programa de pintura.
- Planilha Eletrônica.
- Apresentação Eletrônica.
  •  Internet.
  • Impressora.
 
Público-alvo:

Os alunos as séries iniciais, do infantil V ao 5º ano, do ensino fundamental, que estudam em período integral.


LEIA MAIS

Links para Textos sobre Informática na Educação

  • Computador e Educacão? Uma ótima combinação 
                 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm

  •  EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS 
                 http://www.eca.usp.br/prof/moran/tec.htm