Bem vindo ao blog da Professora Cris


Bem vindo ao blog da Professora Cris

Neste blog você encontra conteúdos e projetos sobre Informática na Educação, além de links para blogs e sites educacionais.

"Temos que aproveitar a facilidade e o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e convertê-la em recursos educacionais."

MINHA PROFISSÃO


Meus alunos estão na fase de seu desenvolvimento que possibilita um raciocínio lógico, mas eles muitas vezes se distraem com outras possibilidades que o mundo moderno proporciona, como notebook, celulares, iPod, etc., deixando de se interessar pelos estudos.

Os estudantes de hoje muitas vezes não se interessam em serem pessoas mais inteligentes, instruídas, acham que podem encontrar tudo que precisam na internet. È preciso incentivar os alunos a terem uma boa formação, mostrando a importância que o seu trabalho, no futuro, pode ter para a humanidade, mostrando que eles podem explorar seu potencial para ser uma grande pessoal socialmente e profissionalmente.

Por isso o professor deve estar preparado para lidar com diferentes situações em sala de aula, então é de fundamental importância discutir sobre educação, pois a discussão provoca um raciocínio sobre o que se sabe e o que se está aprendendo, no sentido de entender os fundamentos da educação e refletir sobre formas de aplicar os conhecimentos, para resolver os problemas existentes ou inovar as práticas pedagógicas.

O professor precisa ter um bom planejamento sobre os objetivos que quer alcançar, então, para ser um bom professor, não basta ter conhecimento sobre o assunto a ser trabalhado, mas também saber planejar de forma que o aluno se sinta interessado e participe das atividades de forma integrada.


Quem sou como professora e aprendiz ? 

Eu como professora procuro refletir sobre minha atuação, minha prática pedagógica, aplicar os conhecimentos estudados, avaliar os resultados e assim adquirir novas experiências, pois o professor está sempre aprendendo! O professor também está em desenvolvimento, ele ganha experiências e gera questionamentos a respeito de qual é a melhor estratégia para ensinar.

O professor de Informática tem um concorrente desleal, o computador, é muito difícil concorrer com o computador, nos minutos que o professor está explicando lá na frente, existem inúmeras possibilidades no computador que podem despertar o aluno.

Então, o desafio é dar uma aula mais interessante que o que eles podem encontrar no computador, e atividades que utilizam o computador a favor da aprendizagem, porque essa ferramenta veio para contribuir, e se for bem utilizada, é favorável para despertar o interesse dos alunos pelo estudo.

As atividades desenvolvidas com o uso do computador precisam estar relacionadas aos interesses dos jovens alunos, conciliando o conteúdo que faz parte do plano de ensino com a realidade da região, da escola, da vida do aluno.

Sou professora de Informática e tenho um grande compromisso na minha escola diante das novas tecnologias, pois assumo o papel de orientadora de professores e alunos na utilização das tecnologias na escola, mostrando as melhores maneiras de inseri-las como ferramenta de ensino, para isso busco estar sempre bem informada, e procuro conhecer novas ferramentas.

Sou uma orientadora que busca despertar nos professores e alunos o interesse em utilizar o computador como uma tecnologia que auxilia na aprendizagem, que desperta no aluno a curiosidade e assim a vontade de aprender.

Busco também mostrar que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida atual e estarão ainda mais presentes no futuro dessas crianças, por isso é preciso prepara-las para lidar com a essa nova sociedade, onde o computador e a internet abrem uma porta com muitas oportunidades, dando acesso a informação de uma forma que o aluno vá em busca, por que o computador é interativo e faz o aluno sentir-se capaz de buscar o conhecimento.

Procuro ouvir as idéias de professores e alunos, para que eles possam atingir seus objetivos inserindo a tecnologia no cotidiano escolar, assim, na troca de experiências com os colegas, aprendo a usar a pedagogia e adapta-la as novas formas de ensinar, para que a tecnologia seja usada não por obrigação de inserir mais uma modalidade de ensino, mas sim para que ela seja uma oportunidade de inovar a prática de ensino.